5 dicas indispensáveis para uma obra sem dor de cabeça.

É importante ter em mente que para iniciar uma obra não é tão fácil quanto você imagina, tem que ter os pés no chão e encarar a realidade. O problema de muitas pessoas que inicia uma obra por conta própria é que na maioria das vezes elas não fizeram um planejamento adequado com a realidade em que vivem, e é aí que os problemas começam…

  • O Planejamento de uma obra é o ponta pé inicial para que ela aconteça.

Para você saber exatamente o que vai querer para aquele espaço é fundamental que você faça pesquisas, e existem inúmeras maneiras para isso. Você precisa iniciar a obra sabendo que naquele cantinho vai uma mesa e que em cima dela vai um abajur em formato oval que precisa de uma tomada 110v para funcionar. Deve-se colocar no papel o quanto pode gastar e ter a consciência, que boa parte das pessoas não tem, de que ocorrerá imprevistos na obra e eles em sua maioria geram custos.

Ah, o tempo… Saiba que esse vai ser o seu maior aliado, mas algumas vezes seu grande inimigo. Desde o momento em que você pensa em trocar o piso ou colocar um revestimento novo nas paredes da cozinha… Se prepara!

  • Para não cair em falsas “promoções” faça orçamentos.

Após organizar o que será feito, onde e o quanto você tem disponível você precisa começar a ir atrás e fazer orçamentos. E já te adianto que não será tão simples. No mínimo tenha 2 orçamentos para comparar. Opte por aquele que já venha com a instalação, será uma dor de cabeça a menos e a responsabilidade não vai ser apenas sua se algo acontecer. Converse com outras pessoas e peça indicações, as vezes confiar seu sonho e seu dinheiro em uma loja ou uma pessoa que tem um histórico não muito bom não é a melhor opção. Saiba que nem sempre o mais caro é o melhor, mas também o mais barato as vezes não é tão confiável.

  • Mãos à obra!

Antes de iniciar a obra, se você mora em prédio, é obrigatório a autorização do condomínio e também de um profissional para se responsabilizar pela obra, senão nada acontece. Saiba que você vai precisar estar disponível 24h por dia quando a obra começar, nunca se sabe quando você vai encontrar um pintor que esqueceu que a parede da sala de jantar é azul e não amarela. Tenha paciência!

  • Um sofá branco ou preto?

Saiba a linha que você vai seguir quando iniciar as compras dos mobiliários, luminárias… Opte por aquilo que você sabe que vai ser útil e que vai ser usado por um longo período de tempo, que não vai te cansar ou atrapalhar. Por isso pesquise muito e evite o modismo.

  • Para finalizar…

Sempre se lembre que a reforma da sua casa ou de qualquer outro local foi um investimento para um melhor convívio, uma vida com qualidade e feliz. 

Mas vale lembrar que essas dicas não substituem um bom profissional da área!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *