Dicas eletrizantes!!

Ao fazer sua reforma você tem que prestar atenção no dimensionamento de seu quadro de força. Nos apartamentos atuais este quadro já vem dimensionado com alguma folga, mas não podemos sair acrescentando tomadas sem um cálculo preciso do limite.

Sabendo que alguns equipamentos requerem circuitos independentes, deve-se consultar sempre os manuais de instruções para conhecer as especificações técnicas de cada equipamento. Pelo Watts/amperagem/voltagem sabemos a bitola do fio e a capacidade do disjuntor e tomada, 10A ou 20A, o que vai determinar se o circuito será ou não independente. Normalmente esses equipamentos ficam localizados na cozinha (torneira elétrica, micro-ondas, cafeteira entre outros) no banheiro (chuveiro) e na área de serviço (secadora elétrica). Se a tomada não for independente ela é de uso geral (TUG) e serve para conectar televisores, carregador de celular, games e outros equipamentos eletrônicos com potencia até 1.000watts, que são frequentemente encontradas em salas e quartos.  É sempre importante deixar uma margem de segurança no dimensionamento elétrico para futuras necessidades e problemas de última hora.

você sabia que no mercado existem fitas de cobre que são utilizadas para esse fim?

Sua aplicação é simples e pratica. Ela é autoadesiva, tem espessura de uma “folha de papel”, colou na parede, passou massa corrida, lixou, pintou tá pronto!!

Atenção!!! 

A energia elétrica é invisível e oferece riscos de acidente, portanto para a instalação e manutenção da sua rede elétrica contrate sempre um profissional habilitado.

O bom profissional aplica sempre nas suas instalações ou reparos fios de cores padrões:

Verde para o fio terra (cor específica)

Azul para o fio neutro (cor específica)

Para o fio fase, pode ser: vermelho, preto, branco… menos o verde e o azul que, conforme acima indicado, tem sua aplicação  ESPECÍFICA.

0 respostas

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *