Dicas para quem vai iniciar uma obra

Dica 1 – Planejamento: 

É importante antes de iniciar os trabalhos definir exatamente tudo o que será necessário fazer e quanto se pretende gastar.

Dica 2 – Contratações:

Com o planejamento detalhado é fácil definir quais profissionais serão contratados e quanto de material será necessário para cada etapa antes de dar andamento na obra.

Dica 3 – Investimento:

Para distribuir bem o investimento disponível, é necessário ter uma tabela detalhada com preços de todos os itens entre serviços e produtos e principalmente nesta fase manter os pés no chão porque é a hora das escolhas.

Dica 4 – Cuidado com o já quê:

O “já quê” é o terror das obras e responsável por quase todos os estouros de orçamento… já que estou trocando o piso por que não tirar esta parede?  Já que estou tirando esta parede por que não mudar a pia…?

É preciso controlar a empolgação!

Dica 5 – Diplomacia:

Precisamos saber lidar com as pessoas envolvidas no projeto/execução. Ao ser tratado com devido respeito, qualquer fornecedor ou profissional envolvido na obra vai se empenhar para executar um trabalho com excelência.

Gentileza gera gentileza, harmonia gera produtividade e bons resultados!

Plus…

É muito importante contratar um profissional da área para ajudar no projeto. Não se acanhe em fazer diversas entrevistas para entender como funciona esse trabalho, quanto vai custar e quais são as responsabilidades de cada um. Você vai ver que não é caro, ao contrário, ao evitar erros ou desperdícios a sua obra vai ficar bem mais barata.

Boa sorte!!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *