Uma ponte entre Arte e Design

Há quem diz que Arte e Design são duas coisas distintas, mas você já parou para pensar que para um Designer de Interiores produzir e projetar um ambiente ou criar um novo produto é necessário que ele tenha um vasto conhecimento em arte? A arte é a base para o processo criativo de um Designer!

“Toda ideia materializada é arte!”

“Arte pode ser entendida como a atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, desenho, pintura, escrita, música, dança, teatro e cinema, em suas variadas combinações. O processo criativo se dá a partir da percepção com o intuito de expressar emoções e ideias…”

Para criar um projeto de interiores o principal objetivo é se expressar por meio de cores, mobiliário, pinturas e adornos e fazer com que crie emoções e sensações  para aquele que irá utilizar o ambiente, assim como um pintor ou artista, que cria sua sobras ou peças para que o observador sinta emoções e crie uma conexão com a obra.

“Numa visão muito simplificada, arte está ligada principalmente a um ou mais dos seguintes aspectos: coisas que deem uma resposta a um dado problema, a manifestação de alguma habilidade especial, a apresentação de algum tipo de ordem, padrão ou harmonia.”

Em meados do século XIX o mobiliário era cheio de detalhes e ornamentos e hoje o design tende a ser sem muitos excessos, assim como a pintura, que foi evoluindo junto com as culturas e os anos, não só nas imagens, como também na forma em que é criada, em como o publico observa e seu significados;

Aparador clássico e cadeira medalhão

Espreguiçadeira Rio

Pintura rupestre

Pintura Eduardo Feitosa

Para o artista plastico Eduardo Feitosa, com 25 anos de carreira e mais de 100 exposições ao redor do mundo, a Arte é tudo o que existe ao nosso redor dependendo da forma como se observa, também cita que onde há Design há Arte!

A Arte por Eduardo Feitosa

Na infância seu passa tempo era pesquisar e conhecer os grandes pintores e desenhar era o seu hobby. Iniciou sua carreira quando trabalhava em um banco e apresentou suas obras para os colegas, que logo começaram a fazer encomendas. Sua paixão pela arte fez com que ele se dedicasse a ministrar aulas de pintura e desenho, que hoje já ultrapassam mais de 900 alunos entre 7 e 70 anos. Sua primeira exposição foi no início dos anos 90 e desde então nunca mais parou de passar para o público e observadores algo que está além do real.

Além de sua exposição fixa em São Bernardo do Campo (Espaço Bacalhau e Vinho Verde) com 10 quadro suas obras já marcaram presença também em Atenas, Miami e no Hotel Sofitel em São Paulo. Suas obras são criadas com técnicas em acrílico, óleo, massa para modelagem, verniz…

A Arte e o Design estão ligados à culturas, expressões e sensações e andam lado a lado!

1 responder

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *