Luz quente ou fria?

Qual a iluminação correta para o seu ambiente?

A iluminação quente ou fria não está ligada ao calor que as lâmpadas transmitem, mas sim à tonalidade da cor que as lâmpadas emitem. Uma iluminação adequada proporciona ao ambiente, alem de estética, funcionalidade, conforto e influencia diretamente no seu estado emocional. Caso contrario ela desvaloriza o ambiente e prejudica a funcionalidade dos espaços. Um bom projeto luminotécnico são as palavras-chave para qualquer ambiente bem iluminado de acordo com suas necessidades. 

Em meados de 1931, a Comissão Internacional da Iluminação desenvolveu um sistema para classificar a tonalidade da cor que as lâmpadas emitiam. O estudo consistia em aquecer um corpo de metal, e a partir deste experimento foi observado que conforme o metal era aquecido ele começava a emitir luz, essa luz variava entre o lilás e o azul conforme a temperatura do metal aumentava. Após esse experimento foi criada a tabela de temperatura de cor, que é medida em Kelvin. Quanto maior a temperatura de Kelvin, mais branca será a luz emitida e quanto menor a temperatura de Kelvin, a luz emitida tende a ser mais amarelada. Essas tonalidades estão presentes em todos os momentos, que nada mais é do que a iluminação natural emitida ao decorrer do dia. 

Qual a iluminação correta para o seu ambiente?

A impressão que muitos tem é de que uma iluminação mais fria tem maior potência e ilumina melhor o ambiente, mas poucos sabem que é utilizada a mesma intensidade luminosa para ambos os tipos de iluminação (quente/frio) em um mesmo ambiente. A diferença é que o branco frio deixa as cores mais contrastadas, passando a impressão de um local mais claro. Já a iluminação quente, além de um maior conforto visual, ela transmite uma sensação de aconchego e calma.

Ainda vemos por aí inúmeras pessoas dizendo que uma iluminação correta para cozinha ou locais de trabalho, é a iluminação fria, que desperta e nos deixa em alerta. Esse conceito vem caindo conforme vamos nos dando conta que passar o dia todo com uma iluminação que não nos traz bem-estar, ou chegar em casa e se deparar com uma cozinha clara demais a ponto de nos deixar desconfortáveis, com certeza não é a iluminação correta. A iluminação varia de ambiente para ambiente, podemos ter uma cozinha “clara” e funcional sem necessariamente usar uma luz fria. 

Por isso a hora de escolher a iluminação para qualquer ambiente é tão importante!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *