Um pouco sobre as cores e suas curiosidades.

Você sabia que quem define a cor do momento é a industria automobilística? E que a partir desta definição vai para a moda e os demais setores? É isso mesmo, você não leu errado! Quando o assunto é cor surgem inúmeras duvidas e perguntas…

O que é a cor?

A cor nada mais é do que uma onda de luz de uma certa frequência refletida em algum objeto. Essa onda quando refletida no objeto em direção aos nosso olhos faz com que o sistema ocular pegue e transforme em pulso elétrico, fazendo com que nosso cérebro “enxergue” a tal cor.

Mas o foco não é esse. hoje vamos conhecer um pouquinho das cores

Circulo cromático.

O circulo cromático é uma representação muito simplificada das cores que o olho humano consegue visualizar. É a partir dele que conseguimos combinar cores e também diferencia-las. Conseguimos saber quais são as cores primárias (amarelo, azul e vermelho), secundárias (cores formadas pela mistura de 2 cores primárias), terceárias (cores formadas pela mistura de cores primárias e secundárias), complementares (Cores contrastantes entre si, são as cores opostas), análogas (Não apresenta contrastes entre si, são cores vizinhas) e a temperatura fria (cores menos vibrantes) e quente (cores vibrantes). E se você pensa que parou por ai… foi feito inúmeros estudos para se chegar até aqui. 

Monocromia.

Tons pasteis.

  • Você sabia que a iluminação pode dar tons diferentes para uma mesma cor? Na hora da decoração é bom ficar atento nisso…
  • Há estudos que mostram que as cores estimulam e emitem sensações sobre nós. Não e atoa que os egípcios utilizavam as cores para poder curar e deixar os demais em estados emocionais particulares.
  • Todas as cores tem significados e criam impactos no nosso cérebro. 
Um pouquinho sobre os significados das cores.

A cor azul nos remete confiança e segurança, por isso é tão usada em empresas. É uma cor que reduz o apetite e nos traz sensações de harmonia e simpatia.

O vermelho atrai nossa atenção e é usada pela industria alimentícia por estimular o apetite. Também é usada como sinal de alerta e perigo. É a cor da alegria e do amor.

O verde é uma cor que nos lembra frescor, paz e está relacionada a saúde. É a cor do crescimento e da renovação. O verde é usado principalmente em pessoas que estão passando por problemas de saúde. 

A cor laranja nos proporcional emoções positivas e está ligada ao entusiasmo e transformações (dependendo das tonalidades).

  • Além de nos proporcionar emoções e sensações, as cores tem o poder de deixar um ambiente mais amplo, profundo…
  • A Pantone é referencia em cores, até mesmo as bandeiras de alguns países são coloridas e especificadas com as cores da paleta.
  • As mulheres conseguem distinguir mais cores que os homens, é verdade!

Se você tem alguma duvida ou sugestão deixe seu cementário.

Volte Sempre!

0 respostas

Deixe um comentário

Quer juntar-se a discussão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *