Você conhece o termo upcycling?

Ainda que não seja uma prática nova, não ouvimos ou vemos incentivos em relação à reciclagem, economia circular e o upcycling, que ainda sim, vem ganhando fama e seguidores ao redor do mundo e em diversos segmentos, como na decoração e na moda. São assuntos que, hoje principalmente, deveriam estar sempre em evidência, pois com o acúmulo desenfreado de resíduos em lixões e aterros sanitários o nosso planeta vem se degradando em um ritmo espantoso. Essas práticas contribuem e poupam o meio ambiente.

Upcycling

Também conhecido como reutilização criativa, é o processo de transformar um produto/resíduo inútil ou indesejado que seria descartado, em um novo produto/item com um novo uso, de melhor qualidade e de valor ambiental. O upcycling gera economia significante de energia e água, contribui para a redução da quantidade de resíduos que passariam anos em lixões e aterros sanitários, a exploração de mineração, petróleo e matéria-prima para a fabricação de novos produtos, e significa também menos desmatamento, menos árvores derrubadas e menos gases do efeito estufa, que são importantes não só para o planeta, mas para a nossa saúde.

A empresa alemã Lockengeloet usou barris de óleo abandonados e transformou em incríveis armários para diversas finalidades.

A marca carioca Think Blue UpCycled utiliza recortes de jeans descartados para criar produtos novos, originais e atemporal.

A eco designer Rosely Ferraiol utilizada do filtro de café usado sua matéria-prima, criando luminárias, abajures, vasos e outros produtos.

Dar o destino correto para os resíduos, além de contribuir para o meio ambiente, geram empregos, incentiva a economia local e exercita a criatividade para dar um novo sentido ao “lixo”.